Emissão Renascença | Ouvir Online

Recorde o relato do jogo fatídico para Fehér

25 jan, 2014

Nos instantes finais do Vitória de Guimarães-Benfica do dia 25 de janeiro de 2004, o jogador húngaro perdeu a vida, em campo, aos 24 anos de idade. Foi há 10 anos.

Recorde o relato do jogo fatídico para Fehér

O Benfica disputava mais um jogo do campeonato, quando nos instantes finais da partida com o Vitória de Guimarães (0-1), no Estádio Afonso Henriques, o avançado húngaro, Miklos Fehér, de 24 anos, caiu inanimado no relvado, após receber um cartão amarelo.

No estádio, como atesta o relato da Renascença *, todos pressentiram os piores cenários. A queda de Fehér não tinha sido normal. Foi uma queda desamparada, de costas, como que um objecto tivesse tombado.

Sem que as equipas médicas tivessem conseguido a reanimação, o jogador húngaro foi transportado para o Hospital de Guimarães. O óbito foi confirmado às 23h10 desse dia 25 de Janeiro de 2004.

O corpo de Miklos Feher esteve depois em câmara ardente no átrio do Estádio da Luz, antes do funeral em Gyor, a sua terra natal.

Como forma de perpectuar a memória de Fehér, o número "29" foi retirado das camisolas do Benfica, para sempre. O Benfica tem um busto do jogador no átrio da porta 18 do Estádio da Luz.

Fehér começou a carreira no Gyori Eto da Hungria. No Verão de 1998 transferiu-se para o FC Porto. Por cedência dos portistas representou Salgueiros e Braga. Em 2002, já desvinculado do Dragão, ingressou no Benfica. Morreu a 25 de Janeiro de 2004.

O décimo aniversário da morte de Fehér é assinalado no dia em que Eusébio faria 72 anos. O antigo internacional português nasceu a 25 de janeiro de Janeiro de 1942 e faleceu no passado dia 5.