Emissão Renascença | Ouvir Online

Protesto da função pública

Manifestantes tentaram subir escadaria do Parlamento

14 mar, 2014

Dezenas de elementos da polícia de intervenção colocaram-se no cimo da escadaria da Assembleia da República.

Manifestantes tentaram subir escadaria do Parlamento
Foi um momento de tensão na manifestação desta tarde convocada pela Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública. Alguns manifestantes tentaram subir as escadarias da Assembleia da República, e foram impedidos pelos elementos da polícia que faziam um cordão de segurança.

Milhares de manifestantes que participam na manifestação promovida pela Frente Comum tentaram subir a escadaria da Assembleia da República, mas foram travados por dezenas de elementos das forças policiais.

Os manifestantes gritavam como palavra de ordem "O povo unido jamais será vencido". Segundo a agência Lusa, dezenas de elementos da polícia de intervenção colocaram-se no cimo da escadaria da Assembleia da República. Pelas 17h30, constatou a Renascença no local, a manifestação tinha desmobilizado.

Esta jornada nacional de luta da administração pública, convocada pela Frente Comum, teve "três colunas" que iam convergir para a Assembleia da República, o local escolhido para as intervenções finais de Ana Avoila e do secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

Os manifestantes exigem ao Governo a reposição dos salários e das pensões, bem como das 35 horas de trabalho semanal. Pedem ainda a aplicação dos Acordos Colectivos de Entidade Empregadora Pública (ACEEP), assinados entre os sindicatos e as autarquias e que aguardam a promulgação do Ministério das Finanças para que possam entrar em vigor. Os ACEEP permitirão a manutenção das 35 horas semanais (em vez das 40 horas em vigor na administração pública).