Emissão Renascença | Ouvir Online

25 abril

Alecrim

25 abr, 2014

Quantas vezes já ouviu dizer que as ervas aromáticas são uma alternativa ao sal? Já adotou essa estratégia na sua alimentação? Na verdade as ervas aromáticas trazem um duplo benefício para a sua saúde uma vez que, ao mesmo tempo que permitem reduzir a quantidade de sal, trazem outros benefícios nutricionais. Entre eles contam-se a prevenção do cancro, o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular, reprodutivo e nervoso, e o apoio aos sistemas digestivo e imunitário.
Hoje vamos falar-lhe do alecrim. O alecrim apresenta um sabor adocicado e fresco, mas bastante intenso, pelo que deve ser usado em quantidades moderadas. Resulta perfeitamente quando adicionado a marinadas de carne, nomeadamente de porco ou de borrego, sendo também excelente para adicionar a molhos e doces. Os seus caules podem funcionar como paus para espetadas.
O alecrim é um bom exemplo de uma erva estimulante do sistema gastrintestinal, sendo também indicado no combate da fadiga física e mental. É muito fácil crescer alecrim numa varanda e se o fizer nunca mais se esquece de o acrescentar aos seus cozinhados!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt