Emissão Renascença | Ouvir Online

Espanhóis querem fim da cobrança de portagens em Portugal

17 jul, 2012

Automobilistas estrangeiros têm desde segunda-feira duas novas formas de pagar nas ex-SCUT - o “EasyToll” e o "Toll Card".

Espanhóis querem fim da cobrança de portagens em Portugal
A Federação Espanhola de Transportadores (Fenadismer) recusou os novos sistemas de portagem que facilita a cobrança aos estrangeiros nas auto-estradas portuguesas e defendeu a sua supressão, insistindo na necessidade de favorecer a cooperação transfronteiriça.

Portugal inaugurou, em vários pontos fronteiriços com Espanha, dois novos sistemas de pagamento de portagem na auto-estrada para estrangeiros, cujas dificuldades geraram críticas de utilizadores e empresários dos sectores do transporte e turismo, dando resposta aos acordos celebrados por Portugal e Espanha na cimeira realizada no Porto, em maio último.

O secretário-geral da Fenadismer, Juan Antonio Millán, declarou à agência de notícias Efe que a associação sempre defendeu a "supressão" das portagens ou, pelo menos,
a criação de espaços sem estas cobranças, num raio de cem quilómetros nas zonas transfronteiriças, para favorecer a cooperação entre as partes.

Afirmou ainda que é necessária uma unidade de acção entre Portugal e Espanha para que, como Estados periféricos, solicitem à União Europeia "uma compensação nas portagens para a Europa para facilitar as [suas] exportações".

Millán insistiu que o que se pretende não são estes sistemas de pagamento "mais ágeis" e classificou a cimeira do Porto como "uma burla" para as pretensões feitas por transportadores, cidadãos e empresários.

O dirigente da Fenadismer disse ainda que já foi apresentado ao Governo de Madrid "o protesto mais enérgico" pelo que está a acontecer.