Emissão Renascença | Ouvir Online

Washington admite tensão com aliados

25 out, 2013

Alegada espionagem norte-americana está a causar mal-estar.

Os Estados Unidos admitem que as alegadas suspeitas sobre espionagem estão a criar um momento de tensão com alguns aliados.

Washington afirma que está a tentar reparar a situação em conversações com alguns desses aliados.

A chanceler alemã, Angela Merkel, alegadamente uma das visadas nas escutas, já disse que vai enviar aos Estados Unidos o seu chefe das secretas.

Entretanto, o Conselho Europeu decidiu que França e Alemanha irão liderar os esforços europeus para levar os Estados Unidos a aceitar, até Dezembro, enquadrar o funcionamento dos serviços secretos nas relações entre aliados.

A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos terá espiado as conversações telefónicas de 35 líderes mundiais, revelou esta semana o jornal britânico “The Guardian”. A notícia tem origem num documento fornecido por Edward Snowden, um antigo consultor dos serviços secretos norte-americanos que está agora exilado na Rússia.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cancelou recentemente uma visita aos Estados Unidos, depois de ter sido revelado que os serviços de inteligência americanos espiaram o seu e-mail pessoal.