Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal é país “cigarra”. Cai no Barómetro da Inovação da COTEC

06 fev, 2013

Portugal está em 31º em 52 países. Estes números “não surpreendem” Daniel Bessa. “É o que se podia esperar. No fim, feitas todas as contas, podia esperar pior”.

Portugal voltou a descer no Barómetro da Inovação da COTEC e já foi ultrapassado pelos países do Leste Europeu.

De acordo com o ranking divulgado esta quarta-feira, o nosso país está na 31ª posição entre 52 países analisados.

Portugal é considerado um país “cigarra” que até tem recursos, mas não os sabe aproveitar.

Estes são números que não surpreendem Daniel Bessa. O director-geral da COTEC diz que até nem é um mau resultado dada a actual situação do país.

“Estes números não me surpreendem, infelizmente é o que se podia esperar. No fim, feitas todas as contas, podia esperar pior”, disse.

Foram analisadas quatro grandes áreas e Portugal saiu mal na fotografia quando se fala de financiamento, onde caiu 22 lugares, mas Daniel Bessa acredita que há sinais de melhoria.

“Acho que já demos a volta, não podemos é estragar o que conseguimos. Se nos convencermos que a austeridade acabou, que o Estado já pode começar a gastar… não, o Estado não pode começar a gastar, pelo contrário, nem pode reduzir os impostos porque na parte do Estado o trabalho está meio”, acrescenta.

Apesar de tudo, Portugal consegue neste índice descolar da Grécia e ficar em boa posição comparando com os restantes países da Europa do Sul, mas é ultrapassado por países do Leste.

O Barómetro de Inovação é uma iniciativa da COTEC em parceria com a consultora Everis.