Emissão Renascença | Ouvir Online

Vacina Prevenar gratuita nos centros de saúde só a partir de Julho

29 mai, 2015

Direcção-geral de Saúde recusa falar em adiamento e garante que plano de administração pode ser flexibilizado.

A vacina Prevenar 13 só vai estar disponível para ser administrada gratuitamente nos centros de saúde às crianças nascidas desde o início deste ano a partir de 1 de Julho.

O esclarecimento foi prestado à Renascença pela sub-directora-geral da Saúde, Graça Freitas. O Governo tinha anunciado o início da gratuitidade no dia 1 de Junho, mas a medida só estará em prática um mês depois.

“Junho corresponde à data de aprovação. Depois é a data de operacionalização”, afirma Graça Freitas que recusa falar em adiamento.

“Não houve, de facto, nenhum adiamento. Há uma diferença entre a vacina ser formalmente aprovada e a vacina ser aplicada. O tempo que medeia entre o dia 1 de Junho e o dia 1 de Julho é o tempo que os serviços têm para encomendar, fazer os processos concursais, comprar, distribuir a vacinação”, detalha.

Esta vacina previne doenças causadas por pneumococos (bactéria) como a meningite, a pneumonia, a septicémia e a otite, entre outras. As crianças são vacinadas de acordo com o esquema recomendado de três doses, sendo a primeira dada aos dois meses de idade, a segunda aos quatro meses e a última entre os 12 e 15 meses.

No entanto, Graça Freitas reconhece que pode haver algumas flexibilizações deste plano de administração.

“É sempre possível actualizar os calendários vacinais. Os calendários são relativamente flexíveis, com intervalos não muito grandes para não haver atrasos. Portanto, será uma questão dos pais e dos médicos assistentes acordarem a melhor altura”, remata Graça Freitas.