Ribeiro Cristóvão

Barca ao fundo

24 abr, 2013 • Ribeiro Cristóvão

Mais do que goleado pelo Bayern, o conjunto catalão foi sujeito a uma exibição implacável do seu adversário, com a qual certamente não contava, e que o atira fora da Liga dos Campeões.

Barca ao fundo

O Barcelona sofreu ontem na capital da Baviera a maior humilhação dos tempos mais recentes. Mais do que goleado pelo Bayern, o conjunto catalão foi sujeito a uma exibição implacável do seu adversário, com a qual certamente não contava, e que o atira fora da Liga dos Campeões.

Por agora, está desfeito o sonho da "remontada". É que a equipa de Munique não tem quaisquer semelhanças com o AC Milan que, na eliminatória anterior, não foi capaz de aguentar a vantagem levada de San Siro, e fazer uma demonstração cabal do que valor que possui.
Além disso, a uma diferença de quatro golos (o Milão partira apenas com dois), obtida por uma equipa personalizada e coesa, não haverá Messi que resista daqui por uma semana, em Camp Nou.

A imprensa da Catalunha e, por extensão toda a região, está em estado de choque com desastre de ontem à noite, ainda que algumas irregularidades, a que o árbityro fez vista grossa, possam ter ajudado à festa.

Não é essa a mais forte razão da queda da equipa espanhola. O que se viu, foi um conjunto a prenunciar cada vez mais o fim de um ciclo de oiro, subjugada a um caudal ofensivo bávaro. que nunca conseguiu estancar. Pep Guardiola safou-se em boa hora.

Por enquanto, o futebol bávaro leva assim vantagem sobre o de Espanha. Hoje, à noite, compete ao Real Madrid tudo fazer para atenuar esta calamidade.

Convirá no entanto à equipa de José Mourinho capacitar-se das dificuldades com que vai deparar logo, durante noventa minutos, pois o Borússia de Dormund é, neste momento, um dos emblemas mais fortes do futebol alemão.

O sonho de uma final europeia, este ano, entre Barcelona e Real Madrid, acaba de caír por terra. Veremos se, contrariando a maioria das previsões, não vão ser os germânicos a fazer, sozinhos e entre si, a grande festa do próximo mês de Maio, no majestoso estádio em Wembley, a verdadeira catedral do futebol.