Emissão Renascença | Ouvir Online

Cavaco apela aos empreendedores suecos que invistam em Portugal

02 out, 2013 • Sandra Afonso, enviada especial à Suécia

O Presidente da República considera que o país oferece condições competitivas únicas.

Cavaco apela aos empreendedores suecos que invistam em Portugal

O Presidente da República lançou um apelo aos empreendedores suecos para que iniciem novas parcerias com o nosso país. Perante uma plateia de empresários portugueses e suecos, no âmbito da visita oficial que está a fazer por estes dias à Suécia, Cavaco Silva falou de um Portugal dinâmico e com muito potencial para explorar.

“Estou certo de que as possibilidades de cooperação que vão encontrar resultarão em vantagens mútuas em termos de competências e de tecnologias”, afirmou o chefe de Estado.

“Não obstante as tendências globais por parte das grandes empresas de deslocarem a produção para países emergentes, estamos a observar um novo interesse em modos de operação nos quais a flexibilidade, a proximidade do cliente e o serviço têm um papel estratégico muito importante. Portugal oferece vantagens competitivas únicas para ser uma ‘Localização Prioritária’ em muitos empreendimentos para o mercado europeu”, acrescentou.

Na mesma intervenção, e numa crítica directa às medidas impostas ao país pelos credores internacionais, Cavaco Silva elogiou o trabalho das empresas nacionais, sobretudo as de média dimensão, que têm conseguido vencer a crise.

“O meu país tem suportado os custos da fragmentação do mercado financeiro europeu. Os elevados custos dos empréstimos para as empresas portuguesas de média dimensão têm sido bastante injustos e, pior, economicamente ineficazes. Mesmo assim, as empresas portuguesas – especialmente as de média dimensão – têm conseguido resultados excepcionais nos mercados internacionais nos últimos anos”, afirmou.