Emissão Renascença | Ouvir Online

Miguel Leal

“Não serão favas contadas”

24 jan, 2014 • Sílvio Vieira

O treinador do Penafiel avisa o Sporting para dificuldades que poderá sentir, no jogo da Taça da Liga. Miguel Leal está mais preocupado com a condição física dos seus jogadores, do que com a possibilidade dos leões apostarem em Slimani e Montero de início.

“Não serão favas contadas”
As diferenças entre Sporting e Penafiel não retiram ambição a Miguel Leal. O treinador alerta o adversário que se a sua equipa “for igual a si própria, não [serão favas contadas]”. Isto apesar da distância ser clara: “Um salário de um jogador do Sporting paga dois meses de salários do plantel completo do Penafiel”. O Penafiel-Sporting, para a 3ª jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga, realiza-se este sábado, no Estádio Municipal 25 de Abril, às 20h45.
As diferenças entre Sporting e Penafiel não retiram ambição a Miguel Leal. O treinador alerta o adversário que se a sua equipa “for igual a si própria, não [serão favas contadas]”.  Isto apesar da distância ser clara: “Um salário de um jogador do Sporting paga dois meses de salários do plantel completo do Penafiel”. 

A formação nortenha está, praticamente, afastada da próxima fase da Taça da Liga, mas “procura sempre fazer o seu melhor e, se possível, tentará ganhar”. 

Sem sentir a responsabilidade do jogo, porque “o Sporting é amplamente favorito”, os jogadores do Penafiel deverão ter uma única preocupação: “Dar espectáculo”. Consciente, desde o início, que tinha “0% de possibilidades de passar”, num grupo com dois grandes e o Marítimo, Miguel Leal explica que os jogos da Taça da Liga servem para “dar um prémio aos jogadores, ao público e à direcção”.

Já os leões entram em campo, este sábado, com grandes aspirações de estar nas meias-finais da competição. O Sporting tem que fazer melhor resultado que o FC Porto. O desempate pode ser feito pela diferença de golos e os lisboetas têm a seu favor o dado estatístico de serem o melhor ataque da I Liga. No entanto, pela frente terão a melhor defesa da Segunda Liga.

O desgaste de 37 jogos
A curiosidade dos números de golos marcados pelo Sporting e sofridos pelo Penafiel, além do facto de se defrontarem os segundos classificados dos campeonatos profissionais, é condimento extra para a partida.

Contudo, Miguel Leal refere que a sua equipa terá dificuldades em bater-se ao nível que tem evidenciado, devido ao grande desgaste que tem sofrido. “Estou muito preocupado com a condição física dos jogadores. É no sector defensivo que estamos a sentir mais dificuldades, porque é onde tenho rodado menos os jogadores”, começa por explicar, nesta entrevista a Bola Branca.

O treinador acrescenta que se o Penafiel tivesse mais tempo de descanso, o duelo poderia ser mais equilibrado: “Mesmo na I Liga, poucas equipas têm a nossa capacidade de pressão. Neste momento, não temos essa capacidade, porque estamos a gerir o esforço”.

Ainda assim, fica o sublinhado que no 25 de Abril vive um “grupo de jogadores determinados, entrosados e com objectivos claros”.

Dupla Slimani e Montero não tira o sono
Leonardo Jardim poderá apostar na dupla Montero/Slimani , mas essa possibilidade não entra no rol de preocupações do Penafiel. Miguel Leal observa que prefere sempre valorizar e concentrar-se nos “princípios de jogo do adversário”. “Raramente temos em conta o aspecto individual”, complementa.

O técnico usa o exemplo do jogo com o FC Porto, também para a Taça da Liga, em que não colocou mais um defesa em campo, quando Jackson Martínez foi lançado na partida. “Para quê? Num jogo destes não nos podemos preocupar com isso. Temos é que tentar dar espectáculo e divertirmo-nos”, reforça.

O Penafiel-Sporting, para a 3ª jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga, realiza-se este sábado, no Estádio Municipal 25 de Abril, às 20h45. O jogo tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.