Tempo
|

Açores

Rajada máxima atingiu os 170 quilómetros por hora no Corvo

14 fev, 2014

Devido aos ventos fortes, a Protecção Civil nos Açores registou 85 ocorrências na quinta-feira, sobretudo relacionadas com quedas de árvores e telhados danificados.

Rajadas de vento com a velocidade máxima de 170 quilómetros por hora foram registadas no Corvo, Açores, na quinta-feira, tendo-se verificado, também, ondas de 10 a 12 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"No Corvo foram registadas rajadas máximas de 170 quilómetros por hora e de 130 nas Flores", as duas ilhas do grupo Ocidental disse à agência Lusa a meteorologista Fernanda Carvalho, acrescentando que, em "praticamente todas as ilhas", foram registadas rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora e ondas de 10 a 12 metros.

De acordo com a meteorologista, não são muito comuns situações como aquelas que ocorreram, mas "são normais deste Inverno, que tem sido bastante gravoso".

Apesar das condições meteorológicas registarem uma melhoria significativa nas últimas horas, Fernanda Carvalho indicou que "já caiu granizo em vários locais", nomeadamente em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, "havendo ainda registo de ocorrência de trovoadas".

É uma massa de ar polar muito instável, explicou, indicando que as previsões do IPMA apontam, também, para a queda de alguma neve nas cotas superiores a 900 metros no grupo Central (Terceira, Faial, São Jorge, Pico e Graciosa) e mil metros no Oriental (São Miguel e Santa Maria).

Devido aos ventos fortes, a Protecção Civil nos Açores registou 85 ocorrências na quinta-feira, sobretudo relacionadas com quedas de árvores e telhados danificados, nas ilhas Terceira, São Jorge, Graciosa e Flores e ficaram desalojadas quatro famílias.