Emissão Renascença | Ouvir Online

Retirados 11 homens de mina ilegal na África do Sul

16 fev, 2014

Segundo as autoridades, está aberta uma passagem, mas muitos dos mineiros terão medo de sair com receio de serem detidos por trabalho ilegal.

Foram retirados 11 mineiros de uma mina de ouro ilegal nos arredores de Joanesburgo, onde dezenas de trabalhadores, mais de 200, segundo algumas informações, estão retidos desde sábado.

"Até agora resgatámos 11, a maior parte sem ferimentos aparentes, mas estão a ser submetidos a exames médicos", declarou à France Presse (AFP) Russel Meiring, membro dos serviços de emergências privados ER24.

"Entrámos em comunicação com cerca de 30 mineiros que estavam retidos, disseram que havia mais 200 num patamar mais abaixo", declarou no início das operações Werner Vermaak, porta-voz da ER24, sem no entanto poder confirmar este número.

As primeiras informações apontavam para o salvamento de quatro homens. Numa primeira fase, a equipa fez descer água e comida por uma corda.

Segundo a AFP, vários homens recusam sair com medo de serem detidos por trabalho clandestino. A equipa de resgate retirou uma rocha que tapava a saída e abriu uma passagem.

O alerta tinha sido dado por uma patrulha da polícia, que foi informada por um transeunte que ouvira gritos provenientes do subsolo. De acordo com os socorristas, os primeiros resgatados foram entregues à polícia depois dos exames médicos.