Tempo
|

Passos recorda Medeiros Ferreira como “figura marcante” do país

18 mar, 2014

O historiador e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros morreu aos 72 anos. O corpo está em câmara ardente no Palácio Galveias, em Lisboa, e o funeral está marcado para quarta-feira à tarde, no cemitério dos Prazeres.

Passos recorda Medeiros Ferreira como “figura marcante” do país
Foto: Eduardo Costa/Lusa

O primeiro-ministro revelou ter recebido "com profunda tristeza" a notícia da morte de José Medeiros Ferreira, recordando-o como "uma figura marcante da vida portuguesa contemporânea".

"Nesta hora de pesar, o primeiro-ministro presta homenagem a uma figura marcante da vida portuguesa contemporânea, recordando um trajecto pessoal que abarcou uma profícua carreira académica, a oposição à ditadura, um contributo decisivo para a consolidação das instituições democráticas, desde logo como Deputado à Assembleia Constituinte, e um permanente e frontal activismo cívico e reformista, mantido até ao final da sua vida", refere uma nota do gabinete de Passos Coelho, que se encontra em Berlim, numa deslocação oficial.
 
"O primeiro-ministro apresenta assim as suas mais sentidas condolências à família enlutada, a todos os que com ele privaram e ao Partido Socialista, de que era militante", acrescenta o texto.

A nota recorda ainda Medeiros Ferreira, ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional, como "indelevelmente associado à opção europeia de Portugal, de que foi um dos principais mentores".

“A sua importante obra, a sua dedicação à causa da democracia e aos valores republicanos, e as suas qualidades pessoais de tolerância e abertura foram justamente reconhecidas pelo Estado português, que o agraciou com as mais altas distinções, entre as quais a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade", acrescenta o texto.

O historiador e político, de 72 anos, morreu esta terça-feira, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Medeiros Ferreira foi o ministro dos Negócios Estrangeiros que laborou no processo de adesão de Portugal à Comunidade Europeia.

O corpo está em câmara ardente no Palácio Galveias, em Lisboa. O cortejo funerário parte às 14h30, de quarta-feira, para o cemitério dos Prazeres.