Emissão Renascença | Ouvir Online

Líder da ONU viaja para Moscovo e Kiev em busca de paz na Crimeia

19 mar, 2014

No terreno aumentam os sinais de tensão. Continuam as movimentações militares na região.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai à Rússia e à Ucrânia. A ONU apela a uma resolução pacífica da crise da Crimeia.

Ban Ki-moon tem esta quinta-feira um encontro com o presidente russo Vladimir Putin e viaja sexta-feira para Kiev.

Na península, o dia fica marcado pela ocupação por parte de cerca de 300 homens armados, pró-russos, de uma base naval em Sebastopol. Não foram disparados tiros e a bandeira ucraniana foi substituída pela russa.

Um porta-mísseis norte-americano iniciou ensaios no Mar Negro, juntamente com navios da Bulgária e da Roménia, e a Rússia iniciou exercícios militares no Nordeste do país, longe da fronteira com a Ucrânia.

Fonte da Marinha dos Estados Unidos afirma que a operação no Mar Negro é apenas uma rotina, mas surge numa altura em que o Ocidente intensifica as retaliações à Rússia pela anexação da Crimeia, na sequência do referendo de domingo, dia 16.

Entretanto, o primeiro-ministro britânico David Cameron avisou que a Rússia pode ser excluída do G8, o grupo dos países mais ricos, e a Ucrânia ameaça rever a sua filiação na Comunidade de Estados Independentes, organismo dominado por Moscovo.

Na Ucrânia decorre uma reunião do conselho nacional e de defesa, para analisar as ameaças à segurança do país na sequência das movimentações russas para tomar o controlo da península da Crimeia.