Tempo
|

Cavaco pede contenção e esclarecimento na campanha

19 mar, 2014

Presidente da República marca eleições europeias para 25 de Maio.

Cavaco pede contenção e esclarecimento na campanha
O Presidente da República anunciou esta quarta-feira a convocação das eleições europeias para 25 de Maio. Numa curta declaração ao país, Cavaco Silva pediu uma campanha eleitoral esclarecedora e alertou que o "agravamento da crispação partidária poderá impedir consensos que se podem revelar importantes para o futuro". O chefe de Estado apelou ainda a uma participação activa dos portugueses nestas eleições."O futuro da Europa é o futuro de Portugal", concluiu.

O Presidente da República anunciou esta quarta-feira a convocação das eleições europeias para 25 de Maio. Numa curta declaração ao país, Cavaco Silva pediu uma campanha eleitoral esclarecedora e alertou que o "agravamento da crispação partidária poderá impedir consensos que se podem revelar importantes para o futuro".

O Chefe de Estado lembrou ainda no discurso que "Portugal tem que definir com clareza o rumo após o fim do programa de assistência", mas tem que o fazer de "forma serena e elevada". Por isso, os partidos "devem apresentar soluções e propostas" até porque "os cidadãos têm direito de ser esclarecidos e informados".

"Participem de forma activa nas eleições para o Parlamento Europeu", apelou o chefe de Estado numa declaração ao país, que começou pelas 20h15 e durou cerca de cinco minutos.

O Presidente da República elencou ainda um conjunto de temas que vão marcar os próximos anos na Europa e que são importantes igualmente para Portugal: a nova parceria transatlântica, o reforço da União económica e bancária. Segundo Cavaco, a Europa deve assumir como prioridades o crescimento económico, o combate ao desemprego e a coesão social e fazer um debate sobre o aprofundamento da livre circulação de pessoas e a nova política de imigração. A escolha do novo presidente da Comissão Europeia é outra questão relevante para os eurodeputados nacionais.

"O futuro da Europa é o futuro de Portugal", concluiu o Presidente.

O chefe de Estado fez esta declaração depois de receber os partidos com assento parlamentar.

[notícia actualizada às 20h40]