Emissão Renascença | Ouvir Online

Daniele Fortunato

É pelo sistema que o Benfica pode eliminar a Juventus

22 abr, 2014

Daniele Fortunato, antigo médio da Juventus, prevê uma eliminatória muito equilibrada. O treinador do Beira-Mar venceu a Taça UEFA pela Juve, em 1990. Os italianos medem forças com o Benfica na meia-final da Liga Europa.

É pelo sistema que o Benfica pode eliminar a Juventus
Daniele Fortunato, antigo médio da Juventus, prevê uma eliminatória muito equilibrada, nas meias-finais da Liga Europa. O treinador do Beira-Mar, venceu a Taça UEFA pela Juve em 1990, destaca o sistema de jogo dos italianos como ponto fraco de uma equipa cheia de pontos fortes

As fragilidades do 3-5-2 que Antonio Conte desenha na Juventus configuram o ponto a explorar pelo Benfica, de acordo com a opinião especializada de Daniele Fortunato. O treinador do Beira-Mar é, provavelmente, a maior autoridade em Portugal para falar da equipa italiana.

O antigo médio venceu uma Taça UEFA ao serviço da "vecchia signora", em 1990, e sublinha que o ponto fraco da equipa é o sistema: "O 3-5-2 está ultrapassado para as competições europeias. No ano passado, a Juventus foi afastada nos quartos-de-final na Champions, este ano não passou da fase de grupos. Mesmo nos jogos da Liga Europa, esta temporada isso se percebeu".

Daniele Fortunato sublinha, no entanto, que a capacidade dos jogadores da equipa italiana, só por si, é suficiente para servir de aviso aos adversários, independentemente do sistema utilizado. Algo mais notada quando a Juventus "implemente um ritmo alto". "Jogadores como Marchisio, Vidal, Lichsteiner, Asamoah conseguem correr durante os 90 minutos. O Benfica tem que estar atento à intensidade, à velocidade e à determinação dos jogadores da Juventus", acrescenta.

Duelo de gémeos
O treinador do Beira-Mar destaca, ainda, Tévez, que tem sido "uma surpresa muito positiva". O argentino ainda não marcou na Liga Europa, mas é um dos melhores marcadores na Serie A. Na equipa da Juventus, sobressaem outros nomes como Buffon, Pirlo, Pogba e Llorente.

Ao pesar os valores de ambos os conjuntos, Daniele Fortunato não tem dúvidas de que "será um jogo difícil para as duas equipas". Salienta, no entanto, que a Juve joga com a motivação de poder disputar a final da competição no seu estádio. "A Liga Europa é a prioridade da Juventus, porque foi eliminada da Liga dos Campeões e o campeonato já está praticamente resolvido. Por isso, levantar uma taça no seu estádio seria o corolário de uma época fantástica para eles, observa, em entrevista a Bola Branca.

O duelo, na opinião do treinador italiano, será uma final antecipada entre duas equipas que se equivalem, também, a nível institucional e de massa associativa. O Benfica jogou em Aveiro com o Arouca e Daniele Fortunato teve oportunidade de medir a dimensão dos encarnados, concluindo que é uma equipa muito parecida com a Juventus em Itália. "Pode-se dizer que a Juventus é o Benfica de Itália e o Benfica é a Juventus de Portugal", concorda o técnico.

Juve parte com uma ponta de favoritismo
Todo este equilíbrio permite concluir que a eliminatória será muito renhida. No entanto, pelo "sonho de jogar a final no seu estádio e por jogar a 2ª mão em Turim, a Juventus é ligeiramente favorita".

"É um pouco favorita, mas  estamos a falar de duas grandes equipas. Dou 5% a mais à Juve", completa.

Além da questão clubista, há uma motivação nacional. Os italianos sentem que estão a perder terreno para os grandes rivais europeus. "Ver equipas espanholas, alemãs e inglesas como sempre e não ver equipas italianas é difícil. Não somos competitivos. Só somos competitivos até aos quartos, depois há outras equipas superiores a nós e isso não se via há alguns anos", conclui.

Daniele Fortunato, de 51 anos, é treinador do Beira-Mar. O italiano chegou em Janeiro ao clube e garantiu a permanência a quatro jornadas do final da Segunda Liga. O antigo médio representou a Juventus entre 1989 e 1991. Venceu a Taça UEFA em 90.

Benfica e Juventus defrontam-se para as meias-finais da Liga Europa. O primeiro jogo, no Estádio da Luz, está marcado para 24 de Abril. O segundo jogo, em Turim, disputa-se a 1 de Maio. A final, no estádio da Juve, está marcada para 14 de Maio.