Emissão Renascença | Ouvir Online

Estradas da Serra da Estrela encerradas devido à neve

21 mai, 2014

Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, granizo e vento forte. Temperaturas continuam baixas.

A neve cortou as estradas de acesso à Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela. As condições climatéricas adversas levaram as autoridades a impedir a circulação automóvel nas ligações entre Piornos/Torre e Torre/Lagoa Comprida pelas 19h15, proibição que se mantém, pelo menos, ao início da manhã.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, citada pela agência Lusa, não há previsão para a reabertura daquelas estradas.

Esta quarta-feira, continuam sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) todos os distritos de Portugal continental, devido à previsão de aguaceiros, que podem ser de granizo, e vento forte, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora. Pode ainda haver trovoada.

O aviso amarelo para a chuva vai vigorar até às 23h59 de quinta-feira; para o vento forte até às 21h00 de hoje.

O céu vai estar, esta quarta-feira, no continente, geralmente muito nublado, apresentando-se temporariamente pouco nublado na região Sul durante a tarde com aguaceiros que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, e rajadas fortes mais prováveis no litoral Norte e Centro e até meio da tarde.

Está também prevista queda de neve acima dos 1200 metros de altitude, vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte de sudoeste no litoral e nas terras altas das regiões Centro e Sul. Pequena descida da temperatura máxima.

Prevê-se uma temperatura máxima de 16 graus em Lisboa, Évora, Leiria, Braga e Viana do Castelo, 15 no Porto e em Coimbra, 14 em Castelo Branco, 9 na Guarda, 12 em Bragança, Vila Real e Portalegre, 19 em Faro, 17 em Beja, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores e 20 no Funchal.