Emissão Renascença | Ouvir Online

Venezuela vai ter polícia especial contra desordeiros

26 jun, 2014

Decreto presidencial de Maduro foi publicado esta quinta-feira.

Venezuela vai ter polícia especial contra desordeiros

A Venezuela criou uma Brigada Especial contra as Actuações de Grupos Geradores de Violência (Begv), que funcionará na dependência do ministro do Interior e da Justiça, revela um decreto presidencial publicado oficialmente.

O decreto presidencial explicita que a nova brigada terá como função "coordenar, analisar, avaliar, organizar, dirigir, executar e recolher informações e acções" dos órgãos de segurança, de inteligência e outras entidades públicas e privadas, "para neutralizar e controlar as actividades que poderiam realizar" os grupos geradores de violência.

"Cria-se a Begv, com carácter de órgão 'desconcentrado' com capacidade de gestão orçamental, administrativa, financeira e autonomia funcional, dependente hierarquicamente do ministro do Poder Popular para as Relações Interiores, Justiça e Paz", diz o decreto 1.014, publicado na Gazeta Oficial Nº40.440 (equivalente ao Diário da República).

Há mais de quatro meses que se registam protestos na Venezuela devido à crise económica, inflação, escassez de produtos, insegurança, corrupção, alegada ingerência cubana e repressão por parte de organismos de segurança do Estado.

Alguns protestos degeneraram em confrontos violentos, durante os quais morreram pelo menos 42 pessoas, incluindo dez polícias ou militares. Mais de 870 pessoas ficaram feridas e 3.210 foram detidas, das quais 224 continuam presas.