Emissão Renascença | Ouvir Online

Ajustamento dos salários “está a ocorrer", mas "não é uma política”

12 jun, 2012

Ministro das Finanças está disponível para estudar descida da taxa social única.

Ajustamento dos salários “está a ocorrer", mas "não é uma política”

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, reconhece que há um ajustamento em curso dos salários, mas esclarece que a política do Governo visa criar "bons empregos com bons salários".

Depois do conselheiro do Governo para as privatizações, António Borges, ter falado na urgência de descer os salários que apesar de tudo não pode ser uma politica, o ministro das Finanças veio esclarecer a posição do Executivo.

“O ajustamento [dos salários] está a ocorrer e não é uma política. A política do Governo, e presumo que uma política que será completamente consensual na Assembleia da República, é criar as condições que permitam a competitividade, o crescimento sustentado, o investimento e assim a criação de emprego, especificamente, bons empregos com bons salários”, afirmou Vítor Gaspar, na comissão parlamentar sobre o programa da “troika”.

Sobre a descida da taxa social única (TSU), o ministro das Finanças explica que “existe uma disponibilidade para estudar” essa possibilidade, no âmbito do Orçamento do Estado para 2013.

A redução da TSU e consequente diminuição dos custos de trabalho, explica Vítor Gaspar, beneficiará “segmentos identificados e prioritários do mercado laboral”.

"Quer dizer que relativamente à medida que foi considerada o ano passado, temos uma descriminação, uma identificação de objectivos alvo dentro do mercado de trabalho, que permitirá que esta medida tenha um impacto orçamental muito mais limitado do que as medidas consideradas há uns meses. Acresce que o desenho e o espaço orçamental para a implementar está a ser determinado no contexto do Orçamento do Estado para 2013", disse o ministro aos deputados.