Tempo
|

Obra completa de Eugénio de Andrade vai ser reeditada

09 jul, 2012

A um ritmo de quatro a cinco títulos por ano, a sua escrita regressa às livrarias a partir de Setembro.

Sete anos depois da morte de Eugénio de Andrade vai ser reeditada a obra completa do poeta que venceu o Prémio Camões em 2001, apurou a Renascença.

Muitos dos títulos estão há muito esgotados nas livrarias ou foram publicados em editoras já desaparecidas. Até 2019, a poesia, a prosa, as traduções e os livros infantis vão voltar às livrarias.

A um ritmo de quatro a cinco títulos por ano, a obra completa de Eugénio de Andrade vai regressar às livrarias. A começar já em Setembro com "Primeiros poemas - As mãos e os frutos. Os amantes sem dinheiro", que sairá na Assírio e Alvim, como confirmou o editor Manuel Alberto Valente.

Uma oportunidade de redescobrir o Prémio Camões de 2001. “Vai ajudar com certeza ao estudo, vai ajudar a que a obra não seja esquecida e, sobretudo, vai dar oportunidade a novas gerações de leitores e até novas gerações de poetas a contactarem com o trabalho daquela meia dúzia de nomes incontornáveis do século XX”, sublinhou.

Também está prevista a publicação de uma "Antologia de poesia portuguesa contemporânea", "Poemas portugueses para a juventude" e sonetos e alguma prosa de Camões escolhidos por Eugénio de Andrade.

A obra de Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, estava dispersa.