Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo esclarece que concessão da RTP a privados é “uma opinião”

25 ago, 2012

Única decisão que existe é a privatização da RTP e o modelo será anunciado pelo ministro Miguel Relvas no momento certo.

Governo esclarece que concessão da RTP a privados é “uma opinião”
O Governo esclarece, através do ministro da Defesa, que a concessão da RTP a privados ainda não está decidida e que esta posição foi apenas uma "opinião" manifestada por António Borges.

Questionado sobre as declarações do conselheiro do Governo, que defendeu a concessão do serviço público a privados e o encerramento da RTP2, José Pedro Aguiar-Branco esclareceu: “Não se pode é querer, com base numa opinião que foi feita pelo Dr. António Borges, discutir a própria a privatização e por via disso, trazer ao debate se deve ou não haver a privatização da RTP. Essa matéria foi objecto do caderno de encargos que o Governo apresentou e os portugueses disseram sim”.

"Esse debate não pode é ser enviesado agora para se saber se deve ou não deve haver a privatização, porque a privatização foi sufragada pelos portugueses no ato eleitoral, ao darem a maioria ao actual Governo", sustentou.

A única decisão que existe é a privatização da RTP e o modelo será anunciado pelo ministro Miguel Relvas em momento certo.

“Todas as privatizações que aconteceram em Portugal e, seguramente não vai ser diferente este caso, são apresentadas pelo Governo e pelos membros que tutelam as respectivas pastas”, esclareceu Aguiar-Branco que esteve, esta manhã, em Paços de Ferreira, na abertura da Capital do Móvel.

Numa entrevista à TVI, na quinta-feira, o economista e consultor do Governo António Borges avançou com a possibilidade de concessionar a RTP1 a investidores privados, que considerou "muito atraente", e disse que, provavelmente, a RTP2 iria fechar, embora tenha assegurado que nada está ainda acordado sobre o futuro da empresa.