Emissão Renascença | Ouvir Online

Efromovich oferece menos de 500 milhões pela TAP

07 dez, 2012

Multimilionário colombiano concorre sozinho à compra da Transportadora Aérea Portuguesa. A Parpública tem agora cinco dias para analisar a proposta.   

O multimilionário German Efromovich já entregou a proposta vinculativa para compra de 95% da Transportadora Aérea Portuguesa. O empresário esperou pelos últimos minutos para apresentar a sua oferta, que, de acordo com o "Diário Económico", é inferior 500 milhões de euros.

Efromovich concorre sozinho à compra da TAP, através do Grupo Synergy.

No entanto, o Governo português já admitiu poder congelar o processo de privatização da TAP caso a proposta agora entregue não assegure o interesse nacional.

Em conferência de imprensa, em Novembro, o único candidato à privatização da TAP admitiu que "o Governo tem o direito de interromper o processo de licitação", uma hipótese que o secretário de Estado dos Transportes já admitiu, se não estiver assegurado o interesse nacional.

"Respeito se [o Governo] entender que é o melhor para o país e para a TAP, mas o Governo tem interesse em vender a companhia", declarou então,
realçando que "se a TAP não se associar à Synergy Aerospace tem que se associar a alguém para sobreviver".

Sobre a proposta em concreto do empresário colombiano, o ministro da Economia recusou fazer comentários. Álvaro Santos Pereira disse apenas que só falaria sobre o negócio após o tema ser levado a conselho de ministros.

A Parpública tem agora cinco dias para analisar a proposta.