Emissão Renascença | Ouvir Online

Suíça pode estar a preparar quotas para imigrantes

06 fev, 2013 • Ana Rodrigues

Governo de Lisboa garante estar a acompanhar o caso. Números revelam que, entre Janeiro e Novembro de 2012, entraram na Suíça 17. 270 portugueses.

A Suíça pode estar a estudar quotas para imigrantes, uma medida que pode levar, já este ano, à activação de uma cláusula de salvaguarda sobre a livre circulação de pessoas.

A Renascença apurou que não houve até agora, segundo fonte governamental, qualquer contacto do Governo helvético com Lisboa.

No entanto, o Governo português está a acompanhar através da sua embaixada na Suíça toda a situação que internamente está a agitar a opinião pública.

Os números revelam que, entre Janeiro e Novembro de 2012, entraram na Suíça 17. 270 portugueses, sendo claramente a maior comunidade no país. O Governo lembra que existe m acordo entre os dois países, que não foi alvo de qualquer alteração.

Fonte governamental admite existirem pressões da direita na Suíça para impor quotas de entrada de imigrantes, mas nada mais.

Lisboa prefere aguardar antes de tomar uma posição oficial sobre a matéria, até porque, falar agora sobre o assunto pode empolar e prejudicar os portugueses que vivem nesta altura na Suíça.