Emissão Renascença | Ouvir Online

Cavaco recebe Passos para discutir acordo com Portas

04 jul, 2013

Fonte da maioria confirmou à Renascença que o CDS vai continuar a apoiar o Governo.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, encontra-se esta quinta-feira em Belém para um encontro com o Presidente da República, Cavaco Silva, para comunicar o acordo alcançado esta tarde com Paulo Portas, líder do CDS.

À terceira reunião entre os parceiros de coligação ficou definido que o CDS vai continuar a apoiar o Governo, confirmou à Renascença fonte da maioria.

Na próxima segunda-feira, Cavaco Silva recebe os restantes partidos com assento parlamentar.

Depois da demissão do líder do CDS, anunciada terça-feira, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas reuniram em três ocasiões. O primeiro encontro decorreu quarta-feira à noite, logo depois de o primeiro-ministro ter chegado de Berlim. Esta quinta-feira, houve uma reunião de manhã e outra à tarde, que terminou pouco depois das 16h00 e que resultou no acordo.

A Comissão Executiva do CDS-PP mandatou na quarta-feira o presidente do partido, Paulo Portas, para se reunir com o presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o objectivo de encontrarem "uma solução viável para a governação em Portugal".

Na terça-feira, Pedro Passos Coelho fez uma declaração ao país em que manifestou surpresa pela decisão de Paulo Portas, defendeu ser "precipitado" aceitar esse pedido de demissão e afirmou que iria manter-se como primeiro-ministro e clarificar as condições de apoio ao Governo de coligação com o CDS-PP.

Paulo Portas demitiu-se na sequência da demissão de Vítor Gaspar de ministro de Estado e das Finanças, e da substituição deste por Maria Luís Albuquerque, divulgadas na segunda-feira.