Emissão Renascença | Ouvir Online

PS apoia Rui Moreira e deve prescindir de pelouros

09 out, 2013 • Henrique Cunha

Tomada de posse do novo presidente da Câmara do Porto está marcada para 22 de Outubro.

O PS deverá apoiar o executivo minoritário liderado pelo independente Rui Moreira, na Câmara do Porto, estando por definir se os eleitos socialistas vão ter pelouros.

A estrutura distrital dos socialistas, liderada por José Luís Carneiro opõe-se à ideia do PS assumir pelouros, por causa das implicações politicas que ficar “amarrado” à gestão de Rui Moreira pode vir a provocar., destacando-se o risco de perda de força política do candidato do partido, daqui a quatro anos.

Por sua vez, o presidente da estrutura concelhia, que foi o cabeça-de-lista derrotado nas eleições de 29 de Setembro assume uma atitude de maior abertura. Manuel Pizarro disse à Renascença que o partido deve escolher o que é melhor para a cidade, sem pensar nas consequências políticas da decisão.

A concelhia tem uma reunião marcada para sexta- -feira à noite, para definir o seu posicionamento. 

Já a Federação Distrital do Porto agendou para segunda-feira reuniões do Secretariado e da Comissão Politica, depois de José Luís Carneiro se ter encontrado com o presidente eleito da Câmara do Porto sem conseguir arrancar de Rui Moreira um compromisso de poder, eventualmente, vir a encabeçar a lista socialista à autarqui, daqui a quatro anos.

Entretanto, a tomada de posse de Moreira foi já marcada para dia 22.

Indefinição na Junta Metropolitana
Mais distante, nesta altura, está definição quanto ao novo presidente da Junta Metropolitana do Porto.

A Renascença apurou que PS e PSD não se entenderem nesta matéria. O nome proposto pelos socialistas, precisamente o do independente Rui Moreira, não foi aceite pelo PSD.

Contactado pelo Renascença, o presidente da Distrital do Porto do PSD recusou comentar este processo, mas, ao que a Renascença apurou, há dois candidatos que se perfilam: Aires Pereira, eleito presidente da Câmara da Póvoa do Varzim, e Bragança Fernandes, reconduzido na presidência da Câmara da Maia