Ministra das Finanças admite descer impostos em 2015

23 out, 2013

Maria Luís Albuquerque também garantiu que, assim que for possível, serão repostos os cortes nos salários da função pública.

A ministra da Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou esta quarta-feira que espera que seja possível reduzir em 2015 a carga fiscal imposta aos portugueses, admitindo que não houve condições para o fazer no próximo ano.

"Ainda não tivemos condições em 2014 para baixar a carga fiscal, esperamos que no orçamento de 2015 seja possível ter um pouco mais de folga para reduzir a carga fiscal que afecta os trabalhadores. É claramente uma ambição deste Governo reduzir a carga fiscal assim que seja possível", afirmou a governante que está a ser ouvida na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

Maria Luís Albuquerque disse que o Governo "não tem condições para dizer que, no próximo ano, será possível repor as remunerações da função pública", mas garantiu que, "se houver condições para fazer essa reposição, parcial que seja, mais cedo", o Governo fará.

"Temos a convicção de que, sendo necessário fazer ajustamentos, estes são os ajustamentos que menos penalizam e economia e o futuro do país. Logo que haja condições reporemos as remunerações da função pública e dos pensionistas", garantiu.

Na proposta de lei do Orçamento do Estado para 2014, o Governo estabelece um corte que oscila entre os 2,5% e os 12% para os funcionários públicos com remunerações mensais superiores a 600 euros.