Seguro acusa Governo de esconder informações sobre período "pós-troika"

17 dez, 2013

Mario Draghi disse publicamente que Portugal vai precisar de um programa de apoio para regressar aos mercados.

Seguro acusa Governo de esconder informações sobre período "pós-troika"

O secretário-geral do PS acusa o Governo de estar a esconder informação aos portugueses. António José Seguro lança a acusação depois do presidente do Banco Central Europeu (BCE) ter afirmado que Portugal precisará de um programa de apoio para regressar aos mercados.

"Isto significa que o primeiro-ministro, que na semana passada fez declarações sobre esse efeito, escondeu alguma coisa dos portugueses. O que o primeiro-ministro está a esconder dos portugueses? É que o neste momento faz sentido perguntar", disse aos jornalistas o líder socialista, após um encontro de duas horas com associações de estudantes do Ensino Superior, na Universidade de Lisboa.

Em Bruxelas, o presidente do BCE afirmou esta segunda-feira que Portugal precisará de um programa de apoio para regressar aos mercados, depois da conclusão do actual programa de assistência financeira em Junho de 2014.

O secretário-geral do PS considerou ser "relevante" esta posição de Mário Draghi, dizendo "categoricamente que Portugal vai dispor de um programa de apoio para regressar a mercados".

Seguro referiu ainda que Pedro Passos Coelho, em declarações que proferiu na semana passada, "disse que só a partir de 27 de Janeiro é que Portugal começaria a trabalhar no sentido de saber se precisa ou não de um programa".

“Mas hoje o presidente do BCE garantiu que Portugal vai ter um programa. Ora, que programa é esse e o que o Governo já começou a trabalhar com as instituições europeias, mas que os portugueses ainda desconhecem?", questionou.