Venda da Caixa Seguros publicada em Diário da República

13 jan, 2014

Depois da EDP e da REN, o capital chinês volta a vencer uma privatização em Portugal e agora vai assumir 80% da Caixa Seguros.

A venda da Caixa Seguros, a maior seguradora nacional, à seguradora chinesa Fosun, por mil milhões de euros foi esta segunda-feira publicada em Diário da República.

O texto repete o argumento do Governo de que a escolha recaiu sobre o concorrente que apresentou as melhores condições financeiras, e, ao mesmo tempo, deu garantias de salvaguardar a unidade do grupo segurador.

Na resolução publicada esta segunda-feira em Diário da República, o Executivo acrescenta que para assegurar a absoluta transparência do negócio, irá enviar toda a documentação deste processo para o Tribunal de Contas e para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Depois da EDP e da REN, o capital chinês volta a vencer uma privatização em Portugal e agora vai assumir 80% da Caixa Seguros.

Por indicação governamental, foi nomeada uma comissão especial de acompanhamento à privatização da Caixa Seguros, composta por José Manuel Costa, Diogo Leite Campos e Jorge Vasconcelos.

Na corrida à privatização da Caixa Seguros estavam duas propostas concorrentes: uma apresentada pelos norte-americanos da Apollo Management International e a outra pelos chineses da Fosun International Limited.

A Caixa Seguros, que inclui as seguradoras Fidelidade, Multicare e Cares, é líder de mercado em Portugal.

A privatização estava prevista no memorando da “troika”.