Santuário lança revista cultural "Fátima XXI"

13 mai, 2014

Nova publicação pretende ser espaço de reflexão, abordando temas relacionados com a história, a mensagem e a cultura de Fátima.

O Santuário de Fátima lançou esta segunda-feira a primeira edição da revista cultural “Fátima XXI”, com periodicidade semestral e em português, numa iniciativa integrada no centenário dos acontecimentos da Cova da Iria, que se assinala em 2017.

Na conferência de imprensa que antecedeu o início da peregrinação internacional, o reitor do Santuário de Fátima explicou que a nova publicação - com edição em Maio e Outubro - “tem carácter mais reflexivo e apresenta-se explicitamente como revista cultural”.

“A fé cristã é sempre uma fé incarnada que assume e transforma a cultura, mas que também produz cultura”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas, referindo que “o fenómeno Fátima, com a sua matriz especificamente cristã, não foge a esta lei”.

Segundo o sacerdote, “exprime-se nas formas culturais do ambiente em que nasceu e se desenvolveu, mas, ao mesmo tempo, marca a cultura envolvente e é fonte de cultura”.
“Esta revista ‘Fátima XXI’ pretende fazer eco desta dimensão cultural de Fátima, pretende ser espaço de reflexão, abordando temas relacionados com a história, a mensagem e a cultura de Fátima”, declarou, adiantando que “as abordagens pretendem-se pluridisciplinares, envolvendo perspectivas diferentes, mas complementares”.

O reitor do Santuário, onde até esta terça-feira decorre mais uma peregrinação internacional aniversária, 97 anos depois das aparições na Cova da Iria, considerou que se trata de uma “oportunidade de experimentar caminhos novos que enriquecem a reflexão sobre Fátima e a propõem numa linguagem renovada, quer no tipo de leituras apresentadas, quer na forma de as expor”.

“Esta revista não vem pois ocupar o lugar das restantes publicações periódicas do santuário, vem antes complementá-las e enriquecer a oferta comunicativa do santuário”, defendeu.

O projecto informativo mais antigo do santuário é o jornal “Voz da Fátima”, cujo primeiro número foi publicado a 13 de Outubro de 1922. Tem actualmente uma tiragem mensal de 85 mil exemplares, apenas em língua portuguesa.

O santuário publica, também, o boletim internacional trimestral “Fátima Luz e Paz” desde 13 de Maio de 2004.

“É enviado às instituições, movimentos, congregações e obras dedicadas a Nossa Senhora de Fátima e aos fiéis devotos de Nossa Senhora”, refere o santuário na sua página na Internet.

“Fátima Luz e Paz”, que tem uma edição de dez mil exemplares, é editado em sete línguas – português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e polaco.