Emissão Renascença | Ouvir Online

Escultor português tem obra exposta em Rawabi, Palestina

28 jun, 2014 • Maria João Costa

Thierry Ferreira tem já outros trabalhos no estrangeiro nomeadamente na Argentina, China, França e Brasil.

Escultor português tem obra exposta em Rawabi, Palestina
Um escultor português criou uma obra para a primeira cidade palestiniana construída totalmente de raiz.

Thierry Ferreira inspirou-se no tema da "casa" para criar a peça que tem seis por quatro metros de altura.

A Renascença falou com o escultor para perceber como é que a sua obra foi parar a um destino tão longínquo.

Thierry Ferreira, nascido em França explica: “Foi através de um amigo, escultor romeno, que foi dar aulas em artes plásticas na Palestina. A partir daí convidaram-me a fazer esta escultura”.

Quanto recebeu o convite foi levado a aceitar pela curiosidade de viajar para um destino que normalmente é notícia devido ao conflito com Israel. Mas quando pôs os pés no chão foi surpreendido: “A Palestina tem uma conotação especial, dado a guerra e a situação com Israel. Mais do que fazer uma escultura, quis ir ver o que se passa. Mas quando me confrontei com uma realidade muito diferente do que estava à espera, e um povo muito afável, criaram-me condições para fazer uma obra muito interessante.”

Thierry Ferreira desenvolve desde 2006 trabalhos baseados no tema da "Casa". Um conceito que no caso da Palestina foi bastante interessante para o artista trabalhar. O facto de haver uma “agressão, talvez mais psicológica do que bélica”, por causa dos postos israelitas e colonatos, serviu de inspiração.

Foi para este espaço que Thierry Ferreira criou uma escultura geométrica com seis por quatro metros de altura, vermelha que cai em cascata. A escultura metálica está no cimo de uma colina em Rawabi, a primeira cidade palestiniana construída totalmente de raiz. Thierry Ferreira explica-nos que já tinha uma maquete quando partiu para o terreno.

O escultor Thierry Ferreira tem já outros trabalhos no estrangeiro nomeadamente na Argentina, China, França e Brasil.