Emissão Renascença | Ouvir Online

Mundial 2014

A mulher de César só apareceu na segunda parte

17 jun, 2014

Bélgica 2-1 Argélia. Fellaini e Mertens salvam a honra dos Diabos Vermelhos. Ambos saltaram do banco durante a segunda parte para consumar a reviravolta no marcador. Houve "dedo" de treinador em Belo Horizonte.

A mulher de César só apareceu na segunda parte
A lição a tirar, para a Bélgica, é esta: "à mulher de César não basta ser honesta, tem também que o parecer". A vitória, justa e honesta, sobre a Argélia (2-1), revestiu-se de dificuldades inesperadas. E a "cambalhota" teve mão de treinador.

Feghouli abriu o activo para os magrebinos, aos 24', na transformação de uma grande penalidade que traduzia a tranquilidade argelina na partida e definia os Diabos Vermelhos com uma selecção aquém das expectativas.

Entrada para a segunda parte em desvantagem, a selecção belga deu resposta à imagem da garra demonstrada durante o apuramento para o Mundial.

Marc Wilmots acertou em cheio nas alterações, retirando os apagados Chadli, Lukaku ou Dembele e lançando Mertens, Origi e Fellaini. O último fez o empate. O primeiro definiu a vitória.

Recorde, em baixo, as principais incidências do desafio disputado no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

____________________________________________________________


94' - Apito final de Marco Rodríguez! A Bélgica sofre a bom sofrer mas leva de vencida a Argélia, no arranque do Grupo H do Mundial.

90' - 3' de descontos.

88' - Fellaini perto do 3-0! Cruzamento surgido da direita e o médio a dominar a bola com o peito, no "coração" da área, mas de forma deficiente... foi desarmado logo de seguida!

84' - Substituição na Argélia: saída de Medjani, entrada de Ghilas, avançado do FC Porto.

84' - Mbolhi a brilhar!!! Cruzamento de De Bruyne e uma "cabeçada" fulminante de Fellaini para um voo de águia do guarda-redes argelino!

81' - 2-1: Consumada a reviravolta no marcador! E foram dois golos saídos de opções secundárias: Fellaini e Mertens foram lançados na segunda parte por Marc Wilmots.

80' - GOLO DA BÉLGICA!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! MERTENNNNNSSS!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Contra-ataque perfeito da Bélgica, com Hazard a variar o flanco, à entrada da área e a colocar a bola em Mertens, que acaba por "fuzilar" Mbolhi!

72' - Substituição na Argélia: saída de Mahrez, entrada de Lacen.

71' - Que ironia... catalogado de "flop" no Manchester United, entra em campo e ajuda os Diabos Vermelhos a alcançar o empate. A Bélgica respira de alívio, mas tem que demonstrar muito mais a superioridade teórica que tem sobre a Argélia.

70' - GOLO DA BÉLGICA!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! FELLAINIIIIIIII!!! GOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Cruzamento teleguiado de De Bruyne e Fellaini, acabado de entrar, a cabecear e a bater Mbolhi! A bola ainda bate na trave e entra baliza. Golaçooooooo!!!

66' - Origiiiiii!!! Quase fazia o empate! Velocidade do avançado, que se isola e remata rasteiro, para espectacular intervenção de Mbolhi! É a melhor ocasião de golo para os belgas, até agora!

66' - Substituição na Argélia: sai Soudani, entra Slimani, avançado do Sporting.

66' - Tenta Vertonghen! Remate desviado da baliza, com o pé esquerdo, mas ao lado da baliza de Mbolhi.

65' - Substituição na Bélgica: saída de Dembelé, entrada de Fellaini.

58' - Substituição na Bélgica: saída de Lukaku, entrada de Ogiri. Troca por troca... mas Lukaku esteve muito apagado...

57' - Argélia à beira do 0-2! Canto cobrado para a área, com Medjani a desviar a bola para o segundo poste e Soudani, ex-avançado do Vitória de Guimarães, a surgir solto de marcação, ao segundo poste, falhando o desvio por muito pouco!

56' - Há capacidade de desequilíbrio e critério na manobra ofensiva da Argélia. Diminuta, é claro, mas com aproveitamento interessante das perdas de bola dos belgas no seu primeiro terço.

53' - Maior dose de agressividade dos argelinos, apostados em "destruir" subida no terreno dos belgas.

51' - Mertens começa a espalhar magia! Arrancada fulgurante pela direita, deixando dois adversários para trás. Em esforço, ainda consegue o cruzamento, mas a bola sobra para as mãos do guarda-redes argelino...

50' - Uiiiii!!! Witsel quase fazia o empate! Canto de De Bruyne, com Mbolhi a falhar a intercepção da bola. Apanhado desprevenido, o antigo médio do Benfica cabeceia por cima!

48' - Mais Bélgica, nestes primeiros minutos da segunda metade. Mas pouco mais...

46' - Wilmots envia mensagem para a equipa, com esta alteração: mais intensidade de jogo, por favor.

46' - Substituição na Bélgica: saída de Chadli, entrada de Mertens.

18h01 - Reinício da partida. Sai a Bélgica.

_____________________________________________________


COMENTÁRIO: Vantagem perfeitamente ajustada da Argélia, por mérito próprio mas, igualmente, por muito demérito de uma sensaborona selecção da Bélgica. Feghouli traduziu tranquilidade magrebina aos 24', na cobrança de um "penalty" frente a uns Diabos Vermelhos irreconhecíveis e com dificuldade de afirmação e de esclarecimento. Ocasiões de golo para a Bélgica? Excepção feita a dois bons remates de meia-distância de Witsel, nem vê-las. Para já, este resultado é uma das maiores surpresas do Mundial do Brasil.

47' - Final da primeira parte.

45' - 1' de descontos.

44' - Hazard desmarca Chadli que, do lado esquerdo da área, tenta o remate cruzado. A bola sai à figura de Mbolhi, mas fica o registo de um bom desenho belga!

42' - Marc Wilmots impotente, no banco, para orientar a sua equipa. Que crise de identidade, Bélgica!

39' - Ui! Ensaio para o País de Gales! Toque curto de De Bruyne e disparo forte de Vertonghen. A bola ganha altura e passa acima da barra da baliza da Argélia...

38' - Alderweireld travado à entrada da área argelina. Livre perigoso para a Bélgica!

35' - A Argélia está confortável, apresentado processos simples após o 0-1. Não arrisca, ataca e defende em bloco, mas não se "descose" nem se expõe. Está a gerir a vantagem com enorme mestria.

35' - Do canto, nada resulta.

34' - Witsel rema contra a maré! Remate de meia-distância - mais um - para defesa apertada de Mbolhi. Canto.

34' - Amarelo para Bentaleb. É a segunda admoestação da partida...

33' - Onde estão Hazard, Witsel, De Bruyne, Lukaku...? A Bélgica prometeu muito, na fase de apuramento europeia para o Mundial, mas chega ao Brasil como mera sombra dessa equipa que encantou tudo e todos...

30' - Incrível: De Bruyne, com um livre lateral, consegue colocar a bola, em cruzamento, para lá da linha de fundo...

27' - Reage a Bélgica: remate de Dembelé longe da baliza argelina...

26' - Surpresa? Só para quem não está a ver o jogo. Irreconhecível, a Bélgica vai "passeando" em Belo Horizonte e a Argélia, fiel à sua estratégia, vai levando a melhor!

24' - GOLO DA ARGÉLIIIIAAAAAA!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOO!!! FEGHOULIIIIII!!! Bola para o meio, Courtois caiu para o seu lado direito! Aberto o activo pelo jogador do Valência da marca dos 11 metros!!!

23' - Grande penalidade para a Argélia! Vertonghen agarra o braço esquerdo de Feghouli. Defesa do Tottenham vê amarelo. Boa decisão!

21' - Começam a acelerar os Diabos Vermelhos...

21' - Uiii!!! Witsel testa Mbolhi!!! Remate de meia-distância, potente, para defesa apertada do guarda-redes argelino. Finalmente, há futebol!

18' - Primeiro remate da partida! Para a Argélia: Van Buyten complica, à entrada da área e Mahrez dispara cruzado mas ao lado da baliza do tranquilo Courtois.

16' - Courtois toca na bola! Atraso de Van Buyten, de cabeça, directamente para as mãos do guarda-redes campeão espanhol pelo Atlético de Madrid. É notícia...

12' - A Bélgica começa a marcar o ritmo da partida, mas em velocidade lenta. Muita troca de bola mas tremendamente inconsequente...

11' - Bem, que suporífero...

10' - Nulo no marcador, nulo em remates, nulo em ocasiões de golo. Courtois e Mbolhi ainda nem tocaram na bola.

8' - Apesar da alta temperatura que se faz sentir, há um clima de "Guerra Fria". Ninguém quer arriscar. Relvado do meio-campo é o mais pisado, nesta altura...

6' - Mas, tudo espremido, nem um copo de sumo dá. Fase de estudo prolongada entre ambas as equipas. Nas bancadas, a mesma acalmia, com 29ºC nos termómetros.

4' - Interessante postura da Argélia, ríspida no aspecto físico e pressionante. Bélgica que colocar a bola no relvado, em progressão constante, mas não consegue...

2' - Argelinos começam melhor, com mais capacidade de permanecer no meio-campo adversário e de conservar a posse de bola...

1' - Estádio Mineirão perto da lotação esgotada. Recinto tem capacidade para cerca de 62 mil espectadores.

17h00 - Pontapé de saída, em Belo Horizonte. Sai a Argélia!


Ficha de Jogo

Mundial 2014: 1ª jornada do Grupo H
Estádio Mineirão, Belo Horizonte
Àrbitro: Marco Rodriguez (México)

Bélgica
Courtois; Alderweireld, Kompany, Van Buyten e Vertonghen; Witsel, De Bruyne e Dembele (65'); Chadli (45'), Lukaku (58') e Hazard.
Suplentes: Mignolet, Bossut, Vermaelen, Fellaini (65'), Mirallas, Mertens (45'), Defour, Origi (58'), Lombaerts, Januzaj, Vanden Borre e Ciman.
Seleccionador: Marc Wilmots.

Argélia
Mbolhi; Bougherra, Ghoulam, Halliche e Mostefa; Medjani (84'), Bentaleb e Taider; Feghouli, Soudani (66') e Mahrez (72').
Suplentes: Si Mohammed, Zemmamouche, Belkalem, Mesbah, Yebda, Lacen (72'), Ghilas (84'), Brahimi, Slimani (66'), Cadamuro, Djabou e Mandi.
Seleccionador: Vahid Halilhodzic.

Golos: Feghouli (24', g.p.), Fellaini (70'), Mertens (80').

________________________________________________________

PRÉ-JOGO


16h56 - Ouvidos os hinos nacionais da Bélgica e da Argélia. Daqui a pouco, o pontapé de saída no Mineirão!

16h52 - As três equipas entram em campo. Daqui a instantes, a cerimónia protocolar dos hinos nacionais!

16h42 - Nota importante: deste grupo sairão os adversários das selecções do Grupo G nos oitavos-de-final do Mundial. Ou seja, há a possibilidade de Portugal defrontar uma das quatro selecções deste Grupo H, caso passe à próxima fase...

16h35 - Os jogadores realizam já os exercícios de aquecimento, no bem tratado relvado do Mineirão.

16h15 - Em relação às opções iniciais de ambos os seleccionadores, surpreendente, apenas, a exclusão de Slimani do onze. O Bola de Ouro da Argélia em 2013 era colocado no onze previsível de Halilhodzic. Começa no banco, ao lado de Ghilas. Quanto a Defour, com um meio-campo recheado de talento e atendendo ainda à época irregular do médio do FC Porto, compreende-se porque razão inicia a partida como suplente.

16h12 - Este jogo, como já se referiu, abre o Grupo H, última tabela desta fase do campeonato do mundo. Rússia e Coreia do Sul completam a primeira ronda, mais logo, a partir das 23h00. É justo dizer que Bélgica e Rússia são as mais sérias candidatas a avançar para os oitavos-de-final, mas Argélia e Coreia do Sul serão ossos duros de roer, certamente.

16h10 - A partida arranca às 17h00 [hora de Portugal Continental], no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. O árbitro é mexicano e dá pelo nome de Marco Rodríguez.

16h04 - Defour (FC Porto), Ghilas (FC Porto) e Slimani (Sporting) não entram nas opções titulares de Marc Wilmots e Vahid Halilhodzic. Halliche, defesa-central que na última época representou a Académica, é o único "português" titular. Os restantes três começam no banco...

16h01 - Abaixo pode consultar, desde já, os onzes iniciais de belgas e argelinos. Há novidades.

16h00 - Boa tarde. A Renascença vai acompanhar, ao minuto, o encontro que abre o Grupo H do Mundial 2014, entre Bélgica e Argélia. Siga tudo ao minuto em rr.sapo.pt.