Emissão Renascença | Ouvir Online

Actividade sísmica em Portugal considerada normal

05 jun, 2012 • Rodrigo Leite

Terra tremeu nos Açores esta segunda-feira. "A instrumentação regista em Portugal continental e na região adjacente na ordem dos 1.500 sismos por ano, dos quais apenas uma pequena percentagem é perceptível à população", diz um especialista.

Actividade sísmica em Portugal considerada normal

O director do departamento de sismologia do Instituto de Meteorologia considera normal a actividade sísmica registada em Portugal, horas depois de ter sido sentido um sismo nos Açores. "A ocorrência desta madrugada não tem nada de excepcional”, diz à Renascença Fernando Carrilho.

O especialista destaca ainda a diminuição da actividade sísmica nos últimos anos no arquipélago dos Açores. “As taxas de actividade são mais variáveis. Temos assistido, nos últimos anos, a uma situação de relativa acalmia. Portanto, é uma sismicidade relativamente baixa a moderada a que se tem verificado nos Açores”, refere o director do departamento de sismologia do Instituto de Meteorologia.

“A instrumentação regista em Portugal continental e na região adjacente na ordem dos 1.500 sismos por ano, dos quais apenas uma pequena percentagem é perceptível à população”, precisa Fernando Carrilho.

Um sismo nas ilhas Terceira e São Miguel, nos Açores, foi sentido esta segunda-feira. Na realidade foram dois os sismos, com intensidades de 4 e 4,5 na escala de Richter, mas apenas um foi sentido - o segundo. Também foi registado um sismo de intensidade 4.1 a 140 quilómetros do Cabo de São Vicente.