Emissão Renascença | Ouvir Online

BCE diz que se começam a ver resultados em Portugal

24 mai, 2013

Mario Draghi considera que a união monetária europeia está hoje mais estável do que há um ano.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, considera que as "medidas dolorosas" introduzidas em países sob ajustamento, como Portugal, começam a mostrar resultados.

“A resposta para esta crise não tem sido menos Europa, antes mais Europa. Podemos assim dizer, com segurança, que a nossa União Económica e Monetária é agora mais estável do que há um ano”, afirmou em Londres, no discurso que proferiu num jantar sobre “O Futuro da Europa na Economia Global”.

“No Verão passado, ao falar aqui em Londres, eu disse que, quando as pessoas falam sobre a fragilidade do euro, subestimam a quantidade de capital político que está a ser investido. Desde então, ainda mais capital político tem sido mobilizado”, defendeu ainda.

Mario Draghi apontou como exemplo as melhorias impressionantes no desempenho das exportações na Irlanda, em Espanha e em Portugal e no recente aumento da produção industrial nos países ibéricos.

Deixou depois um convite ao Reino Unido para integrar a Zona Euro.

“Se tivermos sucesso na criação de uma união bancária eficaz, e acredito que teremos, os benefícios serão grandes para os países da Zona Euro e para todos os membros da União Europeia. A Europa precisa de um Reino Unido mais europeu, da mesma forma que o Reino unido precisa de uma Europa mais britânica”, afirmou.