Emissão Renascença | Ouvir Online

Deputados apoiantes de Berlusconi ameaçam demitir-se

26 set, 2013

Em causa a 4 de Outubro, uma comissão especial do Senado vai decidir o futuro político do ex-primeiro-ministro Berlusconi.

Deputados apoiantes de Berlusconi ameaçam demitir-se

Um grupo de deputados de direita ameaçou renunciar em massa caso o Senado vote a favor da expulsão de Silvio Berlusconi do Parlamento depois da sua condenação à prisão por fraude fiscal.

Esses deputados assinaram uma carta na qual anunciam a intenção de renunciar em bloco depois de uma reunião dos deputados do Povo da Liberdade (PDL), o partido de Berlusconi.

A ameaça, que poderá resultar numa crise de Governo, gerou duras críticas do presidente da República, Giorgio Napolitano, assim como do chefe de Governo, Enrico Letta, que lidera uma coligação.

“Ainda há tempo, e eu espero que seja bem utilizado, para que os deputados do PDL expressem a sua empatia política e humana para com o presidente do partido sem que isso coloque em risco o funcionamento do Parlamento”, disse o chefe de Estado.

Giorgio Napolitano considerou “absurda” a acusação de que os juízes condenaram Berlusconi por fraude fiscal para prepararem um “golpe de estado”.

A 4 de Outubro, uma comissão especial do Senado vai decidir o futuro político do ex-primeiro-ministro Berlusconi.