Tempo
|

Dezenas de pessoas detidas após manifestação na Bélgica

20 dez, 2013

Um polícia ficou ferido durante as manifestações contra a reunião da União Europeia.

A polícia belga deteve na quinta-feira 78 pessoas e um agente ficou ferido durante várias manifestações críticas de políticas europeias convocadas em paralelo à cimeira da União Europeia que decorre em Bruxelas.

Durante o dia, as forças de segurança belgas prenderam 75 pessoas e enviaram perante um juiz outras três, que tinham sido detidas durante várias manifestações de protesto, em que participaram cerca de 10 mil pessoas, informou a agência belga.

A Plataforma Aliança D19-20, que agrupa meia centena de organizações civis e sindicais, bloqueou com barricadas, durante algumas horas, o acesso às instituições europeias, perturbando a circulação normal nas vias de acesso ao local.

Um agente da polícia sofreu ferimentos leves quando um grupo numeroso de manifestantes procurou forçar um cordão policial no Parque do Cinquentenário, um recinto situado a menos de 300 metros da sede do Conselho da União Europeia, onde se realiza entre quinta-feira e hoje a cimeira dos 28 estados-membros, afirmou o chefe da polícia local, Christian De Coninck.

Entre os detidos estiveram 13 activistas da organização Acção pela Paz, que estavam a bloquear o acesso à Agência Europeia de Defesa, para denunciar a política de militarização crescente na Europa e a influência das empresas de armamento", disse um membro da plataforma, Zoï Dethier, à cadeia de radiotelevisão belga RTBF.

Os chefes de estado e governo da União Europeia prolongam a sua reunião para hoje, que se centra na economia e na defesa.