Tempo
|

Vendas derrapam quase 40% no sector automóvel

01 ago, 2012

Associação Automóvel de Portugal prevê quebras "menos desfavoráveis nos próximos meses".

Vendas derrapam quase 40% no sector automóvel

As vendas totais do mercado do sector automóvel caíram 37,7% em Julho face ao período homólogo de 2011, para 10.549 viaturas, gerando perdas de 43,2% desde Janeiro, segundo valores divulgados esta quarta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).  
 
A contracção no mercado de ligeiros de passageiros em Julho, adianta a ACAP, foi de 35,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. 
 
"Importa salientar que esta variação homóloga não foi tão acentuada como nos meses anteriores, o que se deve ao facto de o mercado ter começado a acentuar uma evolução fortemente negativa a partir do segundo semestre de 2011", esclareceu a associação, em comunicado.
 
Por esta razão, as perspectivas da ACAP são de quedas em termos homólogos "menos desfavoráveis nos próximos meses", ainda que os valores absolutos permaneçam baixos.
 
Se olharmos para o período entre Janeiro e Julho, o mercado no geral sofreu uma redução de 43,2%, com os ligeiros de passageiros a perderem 41%.
 
Já o campo dos comerciais ligeiros está "praticamente em queda livre" devido à combinação da conjuntura com o aumento de impostos introduzido este ano, explicou a associação, sofrendo uma queda de 54,8% em Julho em termos homólogos.
 
Neste mês, foram vendidos 178 veículos pesados, o que representou uma diminuição de 11,8% face ao mesmo mês de 2011, com a quebra acumulada a fixar-se nos 43,8% para este ano.