Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Da Síria ao Líbano

30 ago, 2012

Como se já não bastasse a trágica guerra civil síria, intensificam-se os sinais de que o conflito alastra ao vizinho Líbano, que Bento XVI vai visitar de 14 a 16 de Setembro.

Da Síria ao Líbano
O Líbano, independente desde 1943, chegou a ser considerado nas décadas de 50 e 60 do século passado como “a Suíça do Médio Oriente”: país com uma enorme diversidade de grupos religiosos, conseguia viver em paz, atraindo muito turismo estrangeiro.

Mas a paz acabou em 1975, com uma guerra civil que durou quinze anos e levou à intervenção da Síria (cujos militares apenas abandonaram o Líbano em 2005). Entretanto, intensificaram-se os confrontos entre o xiita Hezbollah (organização com grande peso no Líbano, apoiada pelo também xiita Irão) e Israel, que chegou a ocupar militarmente o sul do Líbano.

Na guerra civil síria os sunitas apoiam os rebeldes, enquanto a minoria alauita (próxima dos xiitas) é a base política do regime de Assad. Ora a população de Tripoli, no Líbano, é metade alauita e metade sunita. É este conflito religioso, mas com consequências políticas, que alastra ao Líbano.