Tempo
|

Portugal condena com firmeza ensaio nuclear da Coreia do Norte

12 fev, 2013

Coreia do Norte confirmou a realização com sucesso de um terceiro teste nuclear. O Conselho de Segurança das Nações Unidas já convocou uma reunião de emergência.

Portugal condenou esta terça-feira com firmeza o recente ensaio nuclear da Coreia do Norte. O Ministério dos Negócios Estrangeiros diz tratar-se de uma clara violação das resoluções das Nações Unidas e uma séria ameaça à segurança regional e mundial.

Numa nota emitida esta tarde, o Governo português defende uma resposta firme e unificada por parte da comunidade internacional ao que apelida de clara provocação.
A Coreia do Norte confirmou esta terça-feira a realização com sucesso de um terceiro

teste nuclear. O Conselho de Segurança das Nações Unidas já convocou uma reunião de emergência. Os membros do Conselho condenam o ensaio nuclear e vão agora estudar medidas apropriadas.

O general Loureiro dos Santos considera, contudo, que esta acção do regime norte-coreano tem mais significado pelas reacções na comunidade internacional do que pelo acto em si.

“Estas movimentações normalmente são mais para consumo interno do que propriamente para passar aos actos”, explica o especialista em assuntos militares.