Emissão Renascença | Ouvir Online

Fórmula 1

Último acto da luta entre Vettel e Alonso

23 nov, 2012

Sebastian Vettel e Fernando Alonso decidem este fim-de-semana, no Brasil, o novo campeão do mundo de Fórmula 1. Vettel lidera com 13 pontos de avanço e é o favorito para vencer pela terceira vez consecutiva a prova rainha do automobilismo.

Último acto da luta entre Vettel e Alonso
É na pista de Interlagos que se vai decidir a entrega do campeonato de Fórmula 1 (F1). Este domingo decorre no Brasil a última etapa do mundial e só dois pilotos podem ainda sonhar com a conquista: Sebastian Vettel e Fernando Alonso. O primeiro lidera com 13 pontos de avanço sobre o segundo e é o favorito.

Esta época ficou marcada por recordes: foram 20 os circuitos, participaram seis campeões do mundo na competição e as primeiras seis etapas foram ganhas por outros tantos pilotos. Uma nova marca pode estar a caminho. Sebastian Vettel tem 25 anos. Fernando Alonso, 31. Ambos já venceram por duas vezes o Mundial de F1. Vettel detém o ceptro há duas temporadas consecutivas. Alonso triunfou em 2005 e 2006. Um deles será o vencedor e esse tornar-se-á no mais jovem tri-campeão do história da modalidade.

As contas dos últimos quilómetros
Estão 25 pontos em disputa na pista de Interlagos. Para ser campeão, Sebastian Vettel só precisa de terminar entre as quatro primeiras posições, independentemente do lugar ocupado por Alonso. Mas outras conjugações de resultados podem permitir a renovação do título ao piloto da Red Bull-Renault. Se terminar até à 7ª posição, Vettel apenas precisa que Alonso não ganhe no Brasil. Caso fique pelo 8º ou 9º lugar, o alemão necessita que o espanhol não vá para lá da terceira posição.

Caso Alonso não faça melhor que 4º, Vettel é campeão em todo o caso. Assim sendo, as contas estão mais complicadas para o piloto da Ferrari. Caso se sagre vencedor, Vettel não pode ficar acima do 5º lugar. Se terminar em 2º, o rival da Red Bull-Renault não pode ir para lá do 8º posto. Caso se quede pelo último lugar do pódio, Vettel não pode ficar acima da 10ª posição.

Antes da derradeira prova, Vettel tem 273 pontos e Alonso 260. O primeiro venceu cinco Grandes Prémios. O segundo triunfou em três. A temporada do piloto da Ferrari ficou marcada pela regularidade, o que permitiu a Alonso suprir algumas lacunas do carro da Ferrari. Já Vettel começou mal a época, mas beneficou de quatro triunfos seguidos: o alemão venceu em Singapura, Japão, Coreia do Sul e Índia. Antes apenas tinha conquistado o Grande Prémio de Bahrain.

Interlagos terá ainda outros dois pontos de interesse: a despedida de Michael Schumacher da F1 e a luta pelo terceiro lugar. Kimi Raikkonen, da Lotus, e Lewis Hamilton, da McLaren, estão separados por 16 pontos, com vantagem para o primeiro.