Emissão Renascença | Ouvir Online

Selecção de regresso ao Jamor

31 mar, 2014

Portugal defronta a Grécia a 31 de Maio, no último teste antes do Mundial 2014. Partida insere-se nas comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Futebol.

Selecção de regresso ao Jamor
O anúncio foi feito pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, ao revelar as comemorações do centenário da federação. Os primeiros minutos da final da Taça serão transmitidos a preto e branco para homenagear todos os que já disputaram esse jogo. Assinalou ainda que a selecção nacional voltará a jogar no Estádio do Jamor, local onde espera ver construída a "Cidade do Futebol" em 2016. O culminar das comemorações dá-se a 24 de Maio, com a final da Liga dos Campeões.
O jogo de celebração do centenário da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), entre Portugal e Grécia, terá lugar a 31 de Maio no Estádio Nacional, em Oeiras.

O regresso da Selecção Nacional ao Jamor, 27 anos depois do último compromisso oficial ali realizado pela equipa das quinas - 1987, diante da Itália, para a fase de qualificação rumo ao Euro 88 - será um dos principais destaques do programa de eventos comemorativos dos 100 anos da FPF. A partida com os helénicos servirá igualmente para homenagear Eusébio da Silva Ferreira.

"O jogo do centenário da Federação, que se disputará a 31 de Maio contra a Grécia, vai realizar-se no Estádio Nacional. Trata-se de uma decisão histórica e que constituirá também um momento de profunda homenagem a Eusébio da Silva Ferreira [falecido a 5 de Janeiro]", adiantou Fernando Gomes, presidente da FPF, esta segunda-feira.

Por outro lado, a Federação terá na final da Liga dos Campeões, a 24 de Maio, o outro ponto alto nas comemorações do seu centenário, com o organismo a revelar esta segunda-feira qual o plano de eventos.

"O nosso maior desafio e, porventura, o ponto mais alto destas comemorações, é a organização da final da Liga dos Campeões", disse o dirigente, acrescentando que serão 6000 pessoas a trabalhar na organização da partida, num "desafio organizativo sem precedentes para um só jogo".

No que diz respeito ao papel da "prova-rainha" do futebol português no programa de celebração dos 100 anos da Federação, Os primeiros minutos da final da Taça de Portugal desta temporada. serão transmitidos a preto e branco para homenagear todos os que já disputaram essa partida. 

Para o final do ano, a FPF tem ainda previsto iniciar a realização anual da "Gala Quinas de Ouro", que servirá para distinguir personalidades que mais se destacarem nas respectivas épocas desportivas.