Tempo
|

Gasolina pode descer cinco cêntimos para a semana

19 out, 2012 • Henrique Cunha

Correcção acentuada das cotações nos mercados internacionais na base da descida. Segundo a Direcção-geral de Energia e Geologia, um litro de gasóleo custa em média 1,49 euros, já um litro de gasolina 95 está a 1,69 euros.

Vem aí a maior descida do ano no preço dos combustíveis. Ao que a Renascença apurou, o preço do litro da gasolina deve baixar cerca de cinco cêntimos e o do gasóleo dois no início da próxima semana.

É o resultado da correcção acentuada das cotações destes combustíveis nos mercados internacionais.

"Nos mercados internacionais, verificou-se uma acentuada descida na gasolina, já não tanto no gasóleo. Isso irá reflectir-se no preço à saída da refinaria na próxima semana e, consequentemente, nos preços de revenda ao público", refere à Renascença o secretário-geral da Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas (APETRO), António Comprido.

"Se tudo funcionar como é costume, é expectável que os consumidores venham a beneficiar dessa descida da cotação dos produtos petrolíferos", afirma ainda, sem adiantar qual será o eventual preço nas gasolineiras. 

António Comprido admite que, se for seguido o mecanismo normal da formação de preços, vai ser a maior descida do ano.

Segundo a Direcção-geral de Energia e Geologia, um litro de gasóleo custa em média 1,49 euros, já um litro de gasolina 95 está tabelada a 1,69 euros.