Emissão Renascença | Ouvir Online

Ano da Fé e 50 anos do Concílio marcam plano pastoral de Lisboa

03 set, 2012 • Domingos Pinto

O Patriarca pede aos católicos que compreendam e vivam melhor a fé que professam e pede ainda mais atenção aos não crentes.

Ano da Fé e 50 anos do Concílio marcam plano pastoral de Lisboa
O Patriarcado de Lisboa anuncia para 26 de Maio do próximo ano uma grande acção para assinalar o Ano da Fé.

Esta é uma das novidades do plano pastoral 2012-2013 da maior diocese do país hoje publicado no site do Patriarcado, e no qual D. José Policarpo aponta as prioridades para o ano pastoral que, neste caso, passam pelo aprofundamento da fé e pela atenção aos mais desfavorecidos e aos não crentes.

O plano tem como pano de fundo o Ano da Fé que arranca em Outubro e ainda as celebrações dos 50 anos do Concilio Vaticano II.

O estudo da Bíblia, caridade, oração, conhecimento da doutrina da Igreja, Eucaristia, atenção aos não crentes e relação com Cristo são algumas das prioridades que o Cardeal Patriarca de Lisboa quer promover na diocese.

Referindo-se à Bíblia, D. José Policarpo diz que os fiéis têm de “escutar com fé e amor a Palavra de Deus, comentá-la, sobretudo na homilia”, com uma crença em Deus que seja “testemunho”.

Depois de sublinhar que o Ano da Fé exige aos católicos a celebração “de modo mais profundo” do sacramento da Eucaristia, o cardeal acentua que os fiéis precisam de “aprender a rezar”.

D. Jose Policarpo retoma uma sugestão do Papa ao propor que o Credo se torne uma oração diária durante o Ano da Fé e acrescenta ainda que a crença em Deus implica acções em favor dos mais desfavorecidos.

O Patriarca pede ainda aos católicos que compreendam e vivam melhor a fé que professam e pede mais atenção aos não crentes.

O plano pastoral do Patriarcado de Lisboa 2012-2013 anuncia ainda uma “grande acção” relacionada com o Ano da Fé para 26 de maio do próximo ano, no Dia da Igreja Diocesana, mas não adianta mais detalhes.