Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“El futuro de Cuba en las manos del pueblo!”, diz… Obama

22 mar, 2016 - 15:01

Na primeira visita de um Presidente americano a Cuba nos últimos 88 anos, Obama afirmou que foi enterrar “o machado da guerra fria” e estender uma mão de amizade ao povo cubano.

A+ / A-
"Si, se puede!" Obama apela à liberdade e à democracia em Cuba
"Si, se puede!" Obama apela à liberdade e à democracia em Cuba

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sublinhou, no seu discurso de despedida de Cuba, aquilo que os dois povos têm em comum, mas também as diferenças que os separam e fez, em espanhol, um apelo arrebatado, declarando que "o futuro de Cuba tem de estar nas mãos do povo cubano”.

Na conclusão da sua visita histórica a Cuba, Obama fez grandes elogios ao país sem deixar de apontar áreas em que considera que é preciso melhorar, como, por exemplo, a da liberdade de iniciativa na área económica e a do isolamento a que são sujeitos os cubanos pelo facto de não terem acesso a informação independente e à internet, por exemplo.

A comunidade cubana nos Estados Unidos foi apontada como um exemplo do melhor que a integração americana tem para oferecer ao mundo, com Obama a salientar o facto de dois filhos de cubanos se terem confrontado para obter a nomeação do partido republicano para as eleições presidenciais. “Há um monumento à capacidade de trabalho dos cubanos na América”, disse ainda Obama. “Chama-se Miami”, concretizou.

Nesta primeira visita de um Presidente americano a Cuba nos últimos 88 anos, Obama afirmou que foi enterrar “o machado da guerra fria” e estender uma mão de amizade ao povo cubano.

Depois de décadas de costas voltadas, Obama pôs fim ao embargo cubano em 2015, prometendo a abertura de relações diplomáticas e o começo de relações comerciais. O acordo entre os dois países contou com a ajuda da diplomacia do Vaticano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+