José Luís Peixoto em festival itinerante na Amazónia

09 ago, 2013

Durante duas semanas, o escritor português vai percorrer 1.500 quilómetros de barco entre o Brasil e a Bolívia.

O escritor José Luís Peixoto inicia no sábado a subida do rio Guaporé, entre o Brasil e a Bolívia, no âmbito do festival Festcineamazónia, no qual fará leituras para 13 comunidades locais, disse o autor à agência Lusa.
 
Durante duas semanas, o escritor percorrerá cerca de 1.500 quilómetros de barco, ao longo daquele rio da bacia do Amazonas, parando em 13 localidades para falar de poesia e de literatura. 
 
Neste festival itinerante, feito de música, circo, projecção de cinema e de poesia, José Luís Peixoto lançará e oferecerá uma antologia de textos em português e espanhol, intitulada "Um poeta no Guaporé", "expressamente para entregar nestas comunidades que são muito isoladas". 
 
De acordo com a organização, José Luís Peixoto poderá aproveitar "a experiência para produzir um livro especial sobre a itinerância pelo Vale do Guaporé". 
 
Será ainda feito um filme, co-produção luso-brasileira, para registar a viagem do escritor. 
 
O festival, centrado em questões relacionadas com a natureza e a preservação do ambiente, aconteceu pela primeira vez em 2003. 
 
Em Julho passado, o evento teve uma noite de actividades em Évora - dado o carácter de itinerância do evento -, onde esteve o escritor português.
 
José Luís Peixoto, 38 anos, publicou em 2012 o livro "Dentro do Segredo - Uma viagem na Coreia do Norte", a primeira obra de não ficção, que sucede a "Abraço" (2011) e "Livro" (2010), cuja tradução italiana mereceu, em Julho passado, o prémio "Salerno Libro d'Europa".