Interditação de banhos no Algarve levantada em três praias de Albufeira

31 ago, 2013

Mantém-se proibição de mergulhar nas praias de Armação de Pera nascente e Praia Grande, em Silves.

A interdição de banhos em cinco praias do Algarve devido à contaminação da água do mar causada pela abertura da ribeira de Alcantarilha foi levantada este sábado em três praias, mantendo-se em duas.

As autoridades marítimas e ambientais interditaram na sexta-feira cinco praias entre Silves e Albufeira, no Algarve, mas na reavaliação feita hoje de manhã foi "levantada a interdição nas praias dos Salgados, Galé Poente e Vale do Olival", disse à Lusa o comandante Santos Pereira, capitão do porto de Albufeira.

A interdição mantém-se em Armação de Pera nascente e na Praia Grande, em Silves.

O capitão do porto sublinhou que só durante a tarde haverá uma reavaliação da zona de Armação de Pera poente, onde as autoridades também hastearam a bandeira vermelha na sexta-feira.

A contaminação ficou a dever-se à abertura da ribeira de Alcantarilha, cuja ligação ao mar costuma estar interrompida no Verão para não afectar as zonas balneares, mas que na quinta-feira foi restabelecida para fazer escoar água, devido ao aumento do leito, causado pela chuva de quinta-feira.

A ribeira desagua no mar junto a Armação de Pera e é também o local onde, há algumas semanas, eclodiu um foco de mosquitos que afectou as praias da zona e alastrou depois de zonas balneares do concelho de Silves para o de Albufeira.

A abertura da ribeira foi determinada pela autarquia e pela delegação regional da Agência Portuguesa do Ambiente, que procederá à análise da qualidade das águas balneares até que a normalidade seja reposta.