Presidente do Irão garante que nunca vão "desenvolver armas nucleares”

19 set, 2013

Receios sobre o desenvolvimento de armas nucleares foram descartados num entrevista concedida à estação televisiva norte-americana NBC.

O presidente do Irão, Hassan Rouhani, garantiu que o seu país não irá desenvolver armas nucleares e que o seu governo tem total autoridade para chegar a um acordo que resolva o impasse com o Ocidente, sobre o programa nuclear iraniano.

"O Irão nunca irá desenvolver armas nucleares, em nenhuma circunstância", deixou Rouhani claro numa entrevista à NBC News. "Nunca perseguimos uma arma nuclear", acrescentou." Estamos apenas à procura da tecnologia nuclear para fins pacíficos".

Quando foi eleito, em Junho deste ano, Hassan Rouhani recebeu uma carta de Obama, provando a abertura de ambos os países para seguirem em frente. Ontem, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, confirmou que Obama disse a Rouhani que os Estados Unidos estavam abertos a resolver o impasse nuclear com o Irão, caso o país provasse que o seu programa nuclear tem apenas objectivos pacíficos.

Rouhani, que assumiu o poder no início de Agosto, afirmou que o seu Governo não enfrenta entraves para conversar com o Ocidente sobre o programa nuclear, sugerindo que conta com a aprovação do líder supremo do Irão, o Aiatolá Ali Jamenei.

No final de Agosto, a Agência Internacional de Energia Atómica das Nações Unidas divulgou um relatório onde revela que o Irão instalou mais de mil centrifugadoras de última geração, aumentando assim significativamente a sua capacidade nuclear.