Emissão Renascença | Ouvir Online

Jorge Coelho sai da Mota-Engil

07 jan, 2013

O antigo governante socialista, que alega "razões de ordem pessoal”, será substituído por Gonçalo Moura Martins.

Jorge Coelho deixou, esta segunda-feira, as funções de presidente da comissão executivo e vice-presidente do grupo Mota-Engil ao fim de cinco anos.

"Nestes cinco anos, dei tudo o que podia e sabia para o êxito do grupo Mota-Engil. Assumo que a um ritmo vertiginoso e cuja continuidade, para mim, exigiria uma energia que não é, humanamente renovável", disse numa nota enviada à Lusa.

Na mesmo texto, Jorge Coelho considerou que "para o grupo Mota-Engil esta é uma mudança necessária, positiva e, para além do mais, natural", acrescentando que é "um passo normal da vida de todas as pessoas, das empresas e das instituições, dado em total consonância com os accionistas do grupo".

Vai ser substituído por Gonçalo Moura Martins, que exercia o cargo de administrador financeiro (CFO), tendo integrado, desde o início, a comissão executiva liderada pelo antigo governante socialista.

Em comunicado ao mercado, a Mota-Engil informa que Jorge Coelho aceitou liderar e dinamizar o recém-criado conselho consultivo estratégico da Mota-Engil, que irá contribuir para a reflexão estratégica sobre as vertentes de internacionalização e diversificação do grupo.

O antigo governante socialista considerou que cumprido um ciclo, de cinco anos, que permitiu à empresa transformar-se no maior grupo económico português na área de serviços e numa das 30 maiores empresas de construção europeias, "chegou o momento de se projectar um novo futuro".