Emissão Renascença | Ouvir Online

Enxurradas na Madeira arrastam casas e cortam vias

29 nov, 2013

Chuvas fortes causaram grandes estragos nos concelhos de Santana, Machico e Santa Cruz. Região está sob aviso laranja até ao final da tarde.

Enxurradas na Madeira arrastam casas e cortam vias
Ao final da manhã, tanto as equipas de socorro como a comunicação social não conseguiam chegar às zonas mais afectadas pelo mau tempo na freguesia do Porto da Cruz. Muita lama e derrocadas impedem a circulação nas estradas. Segundo o serviço regional da Protecção Civil, estão encerradas quatro estradas regionais. Todas as forças de segurança estão envolvidas na limpeza das estradas.
Continua a chover intensamente na Madeira, o que não está a facilitar os trabalhos de ajuda à população dos concelhos mais afectadas pelas chuvadas das últimas horas: Santana, Machico e Santa Cruz.

No caso de Machico, as duas freguesias mais atingidas foram as de Santo António da Serra e Porto da Cruz. O presidente da Câmara descreveu esta sexta-feira à Renascença os efeitos do mau tempo.

“São duas localidades que foram severamente atingidas por uma intempérie e fruto disso, devido à muita chuva, as linhas de água e ribeiros transbordaram. Temos também muitos deslocamentos de terrenos, muitas quebradas, muito entulho nas estradas, vias cortadas e casas atingidas pelas enxurradas”, disse Ricardo Franco.

O autarca fala ainda numa “situação em que foi necessário retirar uma família da sua habitação porque corria perigo” e reportou ainda três feridos na freguesia de Porto da Cruz.

“O maior problema é a circulação, as vias estão completamente entulhadas, cheias de terra e pedregulhos, e estamos a tentar normalizar para que as pessoas possam circular e também para que as equipas de socorro possam entrar no terreno”, aponta ainda o presidente da Câmara de Machico.

Segundo o serviço regional da Protecção Civil, estão encerradas as estradas regionais 103, 110, 217 e 105. Todas as forças de segurança estão envolvidas na limpeza das estradas.

A região montanhosa da ilha da Madeira está até ao final da tarde sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala de quatro níveis, devido às previsões de chuva e trovoada fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).