Emissão Renascença | Ouvir Online

Sírios tentaram embarcar em voo da TAP no Brasil

16 jan, 2014

Onze sírios, entre os quais duas crianças, tentaram apanhar um avião para Portugal, com documentos que os identificavam como romenos.

Um grupo de cidadãos sírios com passaportes falsos tentou embarcar num voo da TAP no Brasil, com destino a Lisboa, avança o “Jornal de Negócios”.

O episódio ocorreu no passado sábado. Onze sírios, entre os quais duas crianças, tentaram apanhar um avião no aeroporto de Fortaleza, com documentos que os identificavam como romenos.

Este é mais um caso a envolver cidadãos sírios que  tentaram chegar à Europa através de Portugal. No dia 10 de Dezembro, 74 sírios, entre adultos e crianças, embarcaram à força num avião da TAP, no aeroporto de Bissau.

A tripulação do aparelho da transportadora aérea portuguesa foi pressionada a deixar viajar o grupo que apresentava passaportes turcos falsos.

As pressões terão partido do ministro guineense do Interior, argumentando que o grupo de sírios constituía um perigo para a segurança interna da Guiné-Bissau.

O incidente foi classificado na altura pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, como "um acto próximo do terrorismo", e levou a TAP a suspender os voos entre Lisboa e Bissau, deixando assim aquele país sem ligação directa à Europa.

Mais de 125 mil pessoas morreram em quase três anos de guerra civil na Síria, de acordo os últimos dados avançados pela organização não-governamental Observatório Sírio para os Direitos Humanos.