A+ / A-

Abusos na Igreja. Doze vítimas pediram indemnização

17 mar, 2024 - 22:17 • Ricardo Vieira

Profissionais do Grupo Vita vão receber uma formação por parte do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise, do INEM.

A+ / A-

O Grupo Vita já recebeu 84 denúncias de abusos sexuais no contexto da Igreja Católica, no espaço de dez meses.

Em comunicado enviado este domingo à Renascença, este grupo constituído para apoiar as vítimas revela que 12 pessoas pediram uma reparação financeira, até agora.

Trata-se de um ligeiro aumento depois de, numa entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e do jornal Público, publicada a 7 de março, Rute Agulhas, a coordenadora do Grupo Vita, ter dado conta de 83 denúncias por parte de vítimas e 11 pedidos de indemnização.

De acordo com a informação avançada este domingo, "realizaram-se 52 atendimentos, sendo que mais atendimentos estão agendados para breve". Várias pessoas mantêm um processo de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico regular.

Além da atualização do número de casos, o Grupo Vita adianta que os seus profissionais vão receber uma formação por parte do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC), do INEM, a 21 de março.

"Esta formação justifica-se tendo em conta os atendimentos telefónicos que o Grupo VITA assegura, muitas vezes em situação de crise, com ideação suicida ou mesmo homicida. Neste contexto, é fundamental reforçar as competências dos elementos do Grupo VITA para intervenção em crise e em situações de emergência", refere o Grupo Vita, em comunicado.

Sobre as ações de formação e capacitação das diversas estruturas eclesiásticas, estão já agendadas iniciativas "dirigidas a catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, docentes de escolas católicas e professores de escolas públicas (esta última, a pedido da Direção Geral de Educação). Será ainda iniciado um novo ciclo formativo dirigido aos diversos Institutos Religiosos".

O Grupo Vita adianta que o segundo relatório de atividades será apresentado em Fátima, no dia 18 de junho.

Quem quiser contactar o Grupo VITA pode fazê-lo através da linha de atendimento telefónico (91 509 0000) ou do formulário para sinalizações, já disponível no site www.grupovita.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+